Público-alvo e persona: saiba quais são as principais diferenças

Público-alvo e persona são conceitos muito utilizados na área de marketing e de vendas. Eles são muito importantes devido ao fato que materializam quem são os clientes e qual o perfil que eles têm. 

Conhecer bem quais são as pessoas que você quer alcançar com a venda de semijoias é saber quais são as características que elas possuem, gostos e também quais são os melhores gatilhos para que sejam finalizadas. 

Vale ressaltar que os negócios onlines são muito diferentes da venda presencial. Isso valida ainda mais a importância de conhecer os clientes mesmo que não fisicamente. 

Por isso, a Franco Galvânica trouxe as principais diferenças entre público-alvo e persona, além de como aplicar esses conceitos no seu e-commerce de semijoia. 

 

O que é público-alvo?

O público-alvo consiste em quais são as características da fatia de mercado que o seu negócio atende. No geral, pode ser definido como o conjunto de todos os grupos que podem ser clientes. 

Para a sua definição é necessário definir três características principais. 

Fatores demográficos 

Os dados demográficos são referentes às características objetivas dos clientes. Exemplos são idade, sexo. 

Fatores comportamentais

Outra característica que deve ser analisada é comportamental. Ela pode ser definida como hábitos de consumo e compra. 

Fatores socioeconômicos 

Os fatores socioeconômicos consistem em dados de renda familiar, poder aquisitivo e classe social, por exemplo. 

 

Qual é o público-alvo do mercado de semijoias? 

Claro que todos os empreendimentos possuem especificidades e o que público-alvo não é o mesmo para todos eles. 

Por exemplo, em geral, são mulheres adultas, com faixas de idade entre 20 e 40 anos. Quanto ao seu comportamento usualmente são vaidosas e buscam acessórios para compor com suas roupas. Quanto a classe social, normalmente, é entre as classes C e B. 

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O que é persona?

Enquanto o público-alvo, apenas coleta informações e dados. A persona é a criação de um personagem ideal ao qual você conseguirá reunir as características predominantes dos seus clientes. 

Para a definição da persona é necessário levar em consideração dados levantados para o público-alvo. No entanto, é um processo mais minucioso, levando em consideração características mais subjetivas como: hobbies, desafios, frustrações, sonhos e desejos. 

 

Qual é a persona do mercado de semijoias? 

Se o público-alvo pode variar de acordo com o negócio, a persona tem ainda mais características diferentes. 

Além disso, mesmo que empreendimentos tenham o mesmo público-alvo a persona provavelmente não será igual.

No entanto, veja um exemplo:

“Ana Clara possui 37 anos e trabalha em uma empresa de médio porte como gerente de recursos humanos. Uma de suas melhores características é a elegância. Além disso, é mãe de duas crianças e adora passar o tempo em família. 

Um de seus hobbies é cuidar da aparência, pois é muito vaidosa. Ana Clara também sonha em viajar para fora do país com seus filhos e marido”.

 

Como aplicar os conceitos de público-alvo e persona no seu negócio? 

Com os conceitos de público-alvo e persona muito bem mapeados é mais criar campanhas de marketing e vendas. Assim, elas irão conversar com o seus possíveis clientes de maneira mais atrativa e diferenciada. 

Por isso, sempre veja quem são as pessoas que mais se interessam pelas semijoias e mais entram no seu site ou página. 

Agora que você aprendeu esses conceitos e a sua aplicação no mercado de Semijoias, a Franco Galvânica quer saber de você. 

Qual a sua persona e seu público-alvo? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários abaixo.

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