Métricas de vendas em E-commerce: como utilizar no mercado de semijoias?

As métricas de vendas em e-commerce de semijoias pode ser um dos maiores diferenciais para o sucesso de um negócio. Elas são capazes de trazer insumos para o entendimento de como é o processo de compra dos clientes. 

Um dos principais pontos é saber quais são os estímulos geram impacto na decisão de compra dos clientes. 

Seja para elaboração de campanhas, promoções ou descontos, eles as métricas de vendas em e-commerce são capazes de nortear para que o número de conversões seja cada vez maior. 

Pensando nisso, a Franco Galvânica selecionou as métricas de vendas no mercado de semijoias para que você consiga melhorar os resultados do seu negócio. 

Quais as principais métricas de vendas em e-commerce de semijoias? 

É comum que as pessoas que começam a revender semijoias não saibam como metrificar o processo de vendas e entender a sua efetividade. 

Diante disso, separamos as métricas mais importantes para que você consiga entender o processo de vendas do seu e-commerce de semijoias

Ticket médio de cada venda 

Uma das principais métricas é o ticket médio de cada uma das vendas. Ele consiste em coletar o valor médio de cada compra de semijoias que seus clientes fazem. 

Para fazer promoções e descontos atrativos, esse indicador pode ser de grande ajuda. Afinal, por meio dele você saberá o preço que em média seus clientes gastam por compra e conseguirá fazer campanhas mais atrativas para eles. 

Por exemplo: em um mês ocorrem 100 vendas e o faturamento total foi de R$ 5000,00. O que corresponde a um ticket médio por venda de R$ 50,00.

Ciclo de venda

Outra métrica importante é o ciclo de venda. Ele consiste no tempo gasto entre o primeiro contato com o potencial cliente, seja por meio de acesso ao website, mensagem na página de redes sociais, até a efetivação da primeira compra. 

Por exemplo: o primeiro contato de uma cliente foi através da visualização do catálogo de produtos. A partir desse momento, levou 3 semanas para que ela escolhesse suas semijoias e efetuasse a compra. 

Há programas que rastreiam esses momentos através do código de identificação do computador ou da internet. Tornando o processo mais simples e automatizado para você. 

Custo de Aquisição de Cliente


O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma das métricas mais fundamentais quando o assunto é anúncios e propagandas pagas, além de todos os gastos que envolvem marketing e vendas.

Esse indicador é calculado através da soma de todos os custos relacionados à vendas e marketing. Depois disso, basta dividir o valor pelo número de clientes obtidos no período dos gastos.

Por exemplo: no último mês você aumentou sua carteira de clientes em 15 novas pessoas. Porém, gastou R$100,00 para as campanhas de marketing e R$500,00 para o processo de vendas. Então, o CAC será de R$40,00. 

LifeTime Value 

O Live Time Value (LTV) é um indicador complementar ao CAC. Enquanto um calcula qual é o custo de aquisição de novos clientes, o outro encontra o valor gasto por cada cliente enquanto ele permanecer fidelizado. 

Por exemplo: se uma cliente gasta todos os meses que compra R$100,00 e permaneceu consumindo seus produtos por 12 meses, o LTV é de R$1.200,00. 

 

Depois de entender quais são as principais métricas de vendas em e-commerce de semijoias deve analisar, a Franco Galvânica quer saber de você. 

Quais a sua percepção sobre o impactam de coletar e analisar dados para o processo de vendas do seu negócio? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários abaixo.

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