Como cuidar de suas emoções na crise dentro do mercado de semijoias

Dentro do mercado de semijoias, Muitos profissionais estão sendo forçados a se adaptarem a uma nova rotina, sejam elas pessoais ou profissionais.

As emoções na crise podem desencadear um aumento do estresse, o que demanda cuidados da saúde mental para poder atravessar esse momento sem perder o foco no empreendedorismo.

No mercado de semijoias, recebemos muito conteúdo técnico, mas pouco se trabalha em relação ao desenvolvimento emocional, algo fundamental para poder lidar com os negócios.

Muitos empreendedores acabam tendo um desgaste psicológico, o que gera um impacto direto nas suas atividades, chegando ao ponto de não conseguirem continuar.

Ter uma boa saúde mental e emocional é essencial para qualquer pessoa, mas principalmente ao empreendedor, ainda mais durante um momento de grandes desafios.

Acreditando que as emoções na crise também precisam ser um dos assuntos a serem trabalhados para que você consiga continuar levando seu negócio de semijoia adiante, a Franco Galvânica separou algumas dicas para que você consiga levar a situação à diante.

 

Saúde emocional no mercado de semijoias

Empreender no Brasil não é nada fácil, principalmente durante uma crise financeira ou diante das atuais condições que temos no momento. Mesmo que o principal foco dos negócios seja pensar nos lucros, também é importante ter um olhar sensível em relação a saúde mental.

Há um extenso diagnóstico de empreendedores que sofrem com algum problema emocional, seja por depressão, estresse, ansiedade, nos mais diferentes graus. A princípio, é normal que donos de um negócio comecem a apresentar sintomas similares aos que relacionamos abaixo, graças a sua rotina de trabalho, como:

  • Tensão;
  • Preocupação;
  • Estresse;
  • Problemas para dormir;
  • Cansaço;
  • Dificuldades em tomar decisões.

O fato é que os empreendedores do segmento de semijoias podem começar a apresentar diversos problemas de saúde mental, podendo até mesmo prejudicar o andamento dos seus negócios.

Mais irritado, sem paciência e com dificuldade de pensar com clareza, os comportamentos podem começar a atrapalhar os rendimentos.

É necessário aceitar as suas emoções, mas ter cuidado para que elas não sejam maiores e centradas apenas no lado negativo.

Powered by Rock Convert

Focar somente na crise e nas suas consequências não é saudável, da mesma forma que ficar alheio ao que está acontecendo também não. É importante permitir sentir emoções positivas também.

 

Cenário de semijoias

Mesmo diante de situações atípicas, o mercado de semijoias ainda é uma ótima oportunidade, sendo um espaço para crescimento profissional e para atingir a estabilidade financeira.

Durante esse período, existe aqui uma oportunidade de ressignificar o que está acontecendo, aproveitando para refletir o que pode ser aprendido para melhorar os seus negócios.

Sabe aquele “balanço geral” que sempre falamos que precisamos fazer por nós e pelos nossos negócios e nunca temos tempo? Talvez, essa seja uma verdadeira oportunidade para isso.

Por mais que seja muito complicado lidar com as emoções na crise, esses momentos são passageiros. Apesar de gerarem medo e insegurança, é fundamental que você tenha força para se fortalecer e sair dessa situação ainda mais determinado em alcançar melhores resultados.

Aproveite este tempo, inclusive, para procurar quais são suas melhores competências técnicas para se desenvolver e crescer como um negócio, sem esquecer que a saúde emocional também deve fazer parte de uma rotina de cuidados.

 

 

E você? O que tem feito para manter sua saúde mental intacta durante esse momento de crise? Comente conosco na caixa de comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *