Como organizar o fluxo de caixa do seu negócio de semijoias em momentos de crise

O fluxo de caixa é um dos itens fundamentais na vida de qualquer empreendedor, principalmente para quem trabalha com o universo das semijoias. Este item é indispensável para auxiliar sua tomada de decisão em momentos de imprevistos ou crises generalizadas, como essa que estamos vivendo.

 

Saber como organizar o seu fluxo de caixa para emergências é fundamental para garantir o seu sossego como pessoa física e jurídica. Afinal, se pensado de maneira estratégica, ele pode ser o responsável por te manter em funcionamento mesmo em situações em que o negócio possa não estar funcionando tão bem.

 

Pensando em te ajudar a organizar o seu negócio de semijoias neste momento, a Franco Galvânica separou algumas dicas importantes para que você consiga organizar seu fluxo de caixa de maneira estratégica.

 

 

 

O fluxo de caixa no negócio de Semijoias

Segundo definição do Sebrae, um fluxo de caixa empresarial é um instrumento de gestão financeira. Basicamente, ele é um mapa do cenário financeiro do seu negócio de semijoias.

 

Através desta ferramenta, é possível fazer uma administração mais otimizada da sua empresa, podendo prever cenários positivos ou negativos com antecedência, servindo como uma verdadeira bússola para novas estratégias.

 

 

 

Organizando o fluxo de caixa da crise

Mas, e quando os imprevistos realmente acontecem, e modificam por completo nossa forma de gerir os negócios? Neste momento, será necessário que você repense o planejamento da sua empresa e organize suas finanças de maneira inteligente.

 

Para te ajudar, separamos algumas dicas muito importantes para esse momento.

 

1. Reveja todos os seus custos e tente negociá-los

Por ser uma situação atípica, esse será o momento de você rever todo o planejamento do seu negócio de semijoias e entender como o orçamento poderá ser otimizado neste momento. Separe seus custos em colunas como indispensáveis e negociáveis.

Powered by Rock Convert

 

Os custos indispensáveis são aqueles que não podem ser alterados, como o aluguel da sua loja física, por exemplo. Porém, fornecedores, parceiros e até mesmo distribuidores poderão estar na lista de negociáveis.

 

Ofereça uma solução que seja interessante para ambas as partes para continuar cumprindo com seus compromissos.

 

 

2. Corte gastos dispensáveis

Apesar de parecer clichê, essa é uma das melhores dicas para o momento. Cortar gastos que sejam dispensáveis neste momento da pandemia pode ser uma excelente maneira de economizar.

 

Liste gastos corriqueiros que acabam entrando nos custos mensais e avalie se eles realmente são importantes neste momento.

 

 

3. Tenha uma reserva de emergência

Sabemos que essa situação é atípica para todos. Porém, você como um empreendedor de semijoias, e seguindo as dicas do blog da Franco Galvânica, já sabe a importância da reserva de emergência para o seu negócio, não é mesmo?

 

Isso garante que você tenha a tranquilidade de aguentar o período de turbulência com um pouco mais de leveza.

 

 

O ideal, é que você tenha uma reserva de emergência e com as dicas deste artigo, consiga otimizar ainda mais seu processo de fluxo de caixa neste momento de incerteza.

 

Este artigo te ajudou? O que você achou sobre o tema? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *