Expectativas para a economia em 2020 - Mercado de Semijoias - Franco Galvânica

Após um cenário inconstante na política do Brasil, especialistas acreditam que o ano de 2020 será muito importante para a retomada da economia e consequentemente, do comércio. Isso significa que você precisará estar atento a oportunidades de mercado ganhando espaço novamente, como a venda de semijoias

A promessa é a de que o Produto Interno Bruto (PIB), avance cerca de 2%, segundo reportagem divulgada pelo site da revista Exame. Mas afinal, por que essa retomada da economia deve ser olhada com carinho pelos comerciantes varejistas?

É isso o que a Franco Galvânica tentou abordar neste artigo, levando em consideração que o mercado de semijoias acompanhará o crescimento da macroeconomia brasileira. 

 

Baixa de Juros

Somente no ano de 2019, a taxa básica de juros do País (Selic), sofreu quatro cortes consecutivos. Após se manter inalterada por aproximadamente 18 meses em 6,5%, a Selic terminou o ano de 2019 com a menor taxa da história, em 4,5%.

Essa tentativa do COPOM é a de manter a inflação estabilizada (prevista para fechar o ano de 2020 em 4%), e ajudar a aquecer o comércio brasileiro, já que os preços estarão “controlados”. 

Com a taxa SELIC atual em 4,25%, a expectativa do Ministério da Economia é que o comércio sinta o impacto positivo e as vendas comecem a acontecer com mais frequência.

 

Crescimento do PIB

Como falamos anteriormente, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2019 contrariou todas as especulações do começo do ano anterior, chegando em dezembro com um crescimento motivador, segundo especialistas. 

Esse crescimento foi o de 1,2% em relação ao ano de 2019. E falando sobre números de 2020, a expectativa dos economistas é a de que o índice aumente 1,5% em relação ao ano anterior. 

O índice de desemprego também apresenta sinais de melhora, já que de 13 milhões de brasileiros desempregados, passamos para 11 milhões, segundo dados divulgados em janeiro de 2020.

 

Atenção para oportunidades

Por isso, é muito importante que você esteja atenta para as oportunidades de mercado que irão surgir esse ano. O negócio de semijoia, por exemplo, poderá impactar diretamente no crescimento do varejo brasileiro. 

Com maior poder de compra, mulheres e pessoas em geral podem se dar ao “luxo” de renovar seus acessórios, além de comprar presentes com valor afetivo de maneira mais simples do que em anos anteriores. 

Ter em seu portfólio ou vitrine do negócio semijoias que unam a beleza, simplicidade e o gosto pessoal de cada uma das suas clientes poderá ser a diferença para alavancar as vendas em um ano tão promissor. 

Se você deseja sentir o público, invista em peças como anéis e brincos. Além de serem consumidos por quase todas as mulheres, é possível escolher diferentes modelos, tipos de banho, e pedras a serem utilizadas. 

A Franco Galvânica, por exemplo, é especialista em dar banhos antialérgicos em peças em semijoias, garantindo a beleza e a qualidade cada um dos produtos oferecidos ao público final. Seja em ouro, prata ou ródio. Tenha em seu catálogo o que sua cliente necessita.

Você acredita que a economia vai aquecer e o mercado de semijoias também terá seu crescimento dentro do varejo? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo!

Deixe seu comentário