Veja 3 dicas de como fazer uma gestão de estoque eficiente

O seu estoque de semijoias é um dos setores mais importantes do seu negócio. É um dos principais responsáveis pela continuação de vendas da sua equipe e, se você não dedicar um tempo para entender as necessidades deste setor, sua loja de semijoias pode ter problemas graves pelo caminho.

Para evitar que seu negócio tenha impactos negativos por conta do estoque, a Franco Galvânica separou uma lista com dicas de sucesso para ser implantada no seu negócio.

Além de ajudar no controle de estoque de semijoias, ajudará a entender quem é e como fazer compras assertivas para o seu público-alvo.

Saiba exatamente o que você tem

Saber o que você tem no estoque é uma das regras básicas de todo o empreendedor. Se você utiliza algum tipo de sistema automático, ele pode ser seu melhor amigo neste controle interno, mas é importante que você não deixe nenhuma pendência no caminho.

Cadastrar os produtos no sistema pode ser um processo tedioso, mas é um trabalho que poupa bastante tempo, uma vez que seu estoque de semijoias esteja completamente organizado.

É preciso ter muita atenção aos grupos e subgrupos das peças. Saber a quantidade e a localização das peças disponíveis em estoque faz parte da organização e favorece o desempenho na hora de vender.

Ao saber exatamente o que você tem, você consegue dados reais dos produtos que faltam durante a rotina de vendas. Isso ajuda a ter o seu estoque de semijoias otimizado para novas compras e até mesmo estratégias de venda.

Alinhe a quantidade de semijoias no estoque com a meta de vendas

Como seria um estoque de semijoias ideal para assegurar suas vendas, impossibilitando-as de fugir da expectativa, tanto para mais quanto para menos?

Uma ótima dica de como garantir um estoque de semijoias realista, é agir em conjunto com a expectativa de vendas.

Powered by Rock Convert

Baseado na sua capacidade de vendas atual, tenha em mente qual seria o número do faturamento mensal ideal para manter o seu negócio vivo. Com este número em mente, você pode definir o tamanho do seu estoque de semijoias.

Por exemplo, se algo fez sua expectativa de vendas aumentar, você precisará garantir que seu estoque supra essa nova demanda. Caso contrário, faltará mercadoria e você poderá ter complicações ou perder oportunidades de venda.

Com uma expectativa realista, você não corre o risco de comprar mercadoria demais, minimizando as chances de permanecer com mercadoria parada.

Tenha um estoque de segurança

Por mais otimista que você seja em seu negócio, precisa ter em mente que imprevistos nas tendências de mercado podem acontecer.

Tanto para quem é iniciante no mercado, quanto para quem já está estabelecido, ter um estoque de semijoias para emergências é essencial pois consegue manter o funcionamento do seu negócio mesmo que imprevistos aconteçam.

O ideal é que você tenha pelo menos 20% de estoque extra para não ser pego de surpresa em um período inesperado de alta demanda.

 

Para que você ofereça produtos de excelência aos seus consumidores, a Franco Galvânica trabalha com diversos tipos de banho, atendendo a diversos públicos e garantindo peças antialérgicas de alta qualidade.

Fale conosco e conheça nosso método de trabalho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *