Revenda de semijoias: como escolher o melhor ponto comercial?

O ponto comercial é um dos pilares do marketing para o sucesso de um negócio. Portanto, escolher uma boa localização para a revenda de semijoias e fazer a divulgação adequada são duas estratégias indispensáveis para garantir um maior volume de vendas.

A ideia deve ser sempre ter o reconhecimento dos consumidores, seja pela qualidade no atendimento, seja pelo preço. Mas é claro que o sonho de muitos empreendedores do varejo é conseguir planejar a expansão de suas lojas.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você saiba como escolher o melhor ponto comercial e possa promover a expansão da sua rede. Boa leitura!

Defina o perfil do seu público

Sem dúvidas, quando chegar o momento de escolher o melhor ponto para o seu negócio, você já vai ter definido o perfil de cliente que pretende atingir. Se há a necessidade de estar em algum local, certamente é onde o seu público-alvo se encontra.

Veja uma dica para expandir sua loja: tome como referência o perfil dos consumidores das unidades que mais faturam, sempre analisando dados como gênero, faixa etária, potencial de consumo e renda média. Em seguida, procure por regiões com grande concentração desse perfil e alto fluxo de pessoas.

O principal fator responsável por tornar uma localização ruim é a ausência do público em seu entorno. Não existe um ponto comercial micado, mas sim imóveis que não conversam com a sua estratégia.

Conheça a visibilidade do local

O quanto uma loja será vista é uma das questões que mais vão influenciar a escolha do seu ponto comercial. Não se esqueça de que a visibilidade do local é diferente para aqueles que chegam de carro, de ônibus e a pé.

Atente a possíveis obstáculos

Fique sempre atento aos obstáculos capazes de arruinar a visão da sua fachada, como fiação, árvores e bancas de jornais. Do alto do ônibus, o consumidor pode não ver a vitrine com uma promoção, por exemplo.

A aglomeração e a estrutura típica dos pontos de ônibus também acabam comprometendo a frente da loja. Portanto, procure evitar locais com esse perfil.

Lembre-se de que, para garantir a visibilidade do seu ponto comercial, é importante preferir imóveis que estejam no mesmo nível da rua. Se você vai abrir uma loja em um shopping center, é fundamental priorizar os pontos próximos a escadas rolantes, lojas-âncora, entrada principal ou praças de alimentação.

Solicite fotos e considere o momento de compra do cliente

Uma ótima saída é solicitar ao corretor do imóvel fotografias da vizinhança, para que seja possível eliminar os primeiros pontos. Ao fechar negócio, porém, jamais dispense o trabalho de campo.

Outra questão muito importante é: o peso que a visibilidade tem na escolha do ponto comercial vai depender do momento de compra do seu consumidor — que pode ser:

  • por conveniência (alta frequência);
  • por impulso;
  • passagem (o cliente passa e resolve adquirir algum produto);
  • destino (a pessoa se desloca apenas para ir à sua loja).

Lembre-se de que ter um ponto com fachada bem visível é extremamente decisivo para as compras por impulso.

Powered by Rock Convert

Certifique a acessibilidade

Imagine que o consumidor esteja passando por uma via e se interesse por uma semijoia exposta em determinada vitrine. Ele decide parar, mas acaba desistindo após se dar conta de que é um local de trânsito rápido. Portanto, de nada adianta ter um ponto com excelente visibilidade se o seu acesso for muito difícil, concorda?

Assim como a velocidade de uma via, a ausência de semáforos ou faixas de pedestres pode impactar negativamente a movimentação da loja. Em contrapartida, oferecer estacionamento para veículos e bicicletas contribui para atrair mais clientes.

Para validar a acessibilidade do ponto comercial, visite-o em horários alternados. É importante checar se há feiras livres nas proximidades, por exemplo. Não vai ser muito bom descobrir que o acesso ao seu negócio ficará comprometido em um dia da semana, concorda?

Sempre fuja de lugares que possam causar a sensação de insegurança, como corredores sem saída ou praças mal iluminadas, que apresentem pouca movimentação de pessoas.

Esteja atento à concorrência

Se você quer escolher o ponto ideal para o seu negócio, é preciso atentar à presença da concorrência. Nesse caso, nossa sugestão é pensar no perfil do empreendimento e responder: estar próximo a um concorrente é algo que sua loja precisa evitar?

Não se esqueça de que, às vezes, ter a concorrência bem próxima pode ser muito benéfico. Isso vale principalmente quando falamos de serviços ou produtos cuja compra exige comparação.

Uma mulher que busca por semijoias certamente vai pesquisar um pouco antes de decidir pela compra, além de preferir fazer isso em lojas próximas. Já quando a concorrência é altamente atraente e estabelecida, vale apostar em pontos bem distantes.

Quando se fala em compras programadas, é fundamental analisar o número de concorrentes e se a região vai comportar um segundo ponto do mesmo perfil.

Aprofunde seus conhecimentos sobre os concorrentes

Você conhece a fundo seus concorrentes? Tenha cuidado, pois nem sempre eles são óbvios. Uma floricultura pode ser concorrente indireta de uma loja de semijoias, afinal ambas são bastante procuradas em datas comemorativas.

Por esse motivo, é essencial monitorar a presença ou a ausência dos concorrentes em potenciais mercados, sempre traçando o plano de expansão por meio da estratégia que for mais interessante para o seu negócio.

Agora que você já conhece algumas dicas valiosas para escolher o ponto comercial mais adequado à expansão da sua loja, parta para a ação. O ideal é criar uma ficha para a avaliação de certos aspectos, colocando pesos distintos para os fatores citados neste artigo (de acordo com o perfil do seu negócio).

Lembre-se de que uma boa pesquisa de marketing também ajuda na hora de definir a localização estratégica. Enfim, ter um bom ponto comercial pode ser decisivo para o sucesso do seu empreendimento.

Por isso, nada de se deixar levar apenas pela intuição, combinado? Pesquise muito sobre seus clientes, o modelo de operação a ser adotado e o relacionamento da empresa com os futuros vizinhos.

Gostou de nossas sugestões para escolher o ponto comercial ideal ao seu comércio? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então, aproveite para conferir quais fatores você precisa avaliar durante uma seleção de fornecedores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *