Banho de ródio em semijoias: saiba o que é e como funciona

O banho de ródio dá mais brilho e vivacidade às joias e semijoias, enobrecendo, assim, a aparência delas. A técnica consiste em submeter as peças a condições químicas e térmicas especiais, o que, além de garantir um ótimo efeito estético, ajuda na proteção. Portanto essa medida pode trazer vários benefícios ao vendedor e ao cliente.

Quer entender melhor como o banho de ródio funciona e como ele pode ajudar a alavancar as vendas? Acompanhe as dicas que preparamos para você, aprenda passo a passo como é feito esse processo e veja quais são as principais vantagens de aplicar o banho de ródio em algumas de suas peças!

O que é o banho de ródio

O ródio (Rh) é um tipo de metal muito usado para o acabamento em joias e semijoias, principalmente com o objetivo de dar liga a outros metais, como a prata e o ouro, e conferir a eles maior durabilidade e um aspecto mais brilhante. Da família da platina, ele foi descoberto pelo químico inglês William Hyde Wollaston no começo do século XIX, mais precisamente em 1.803.

É encontrado com mais facilidade em lugares como a Rússia e a África do Sul. Outra característica importante desse metal é que ele consegue manter o brilho nas mais diversas condições atmosféricas. Também é raro, tem alto valor e não é facilmente encontrado na crosta terrestre.

No universo da joalheria, ele é conhecido como ródio branco, já que dá um aspecto prata aos objetos. Entretanto há a versão negra, que é aquela misturada ao grafite escuro. Existe, portanto, mais de uma forma de incorporá-lo a outros metais, segundo as pretensões estéticas exigidas pelo cliente.

O banho com esse elemento químico é um processo galvânico de aplicação de uma camada fina da substância para elevar o status da peça e garantir sua característica antialérgica. Pode ser feito por joalheiros e empresas especializadas em peças originais ou já usadas.

Como é feito o processo

Normalmente, o processo se inicia com a limpeza das peças. Costuma-se utilizar um desengraxante que tira impurezas como a gordura e a poeira. Em seguida, aplica-se uma camada de cobre alcalino a fim de selar o objeto. Depois, as peças passam por uma água purificadora e por um processo conhecido como ativação. Esses dois recursos sempre permeiam as etapas que compõem o procedimento.

O próximo passo, então, é nivelar o objeto por meio do cobre ácido. Essa parte da técnica é responsável por conferir brilho ao produto. Depois, o banho em paládio e estanho garante que o material não tenha propriedades alérgicas. Finalmente, há o banho em ródio e a finalização do acabamento.

Durante a vida útil de uma semijoia, esse processo pode ser feito inúmeras vezes para garantir seus benefícios. Tudo é feito em maquinário específico e regulado.

Quais são os benefícios do banho de ródio

O banho de ródio deixa as cores das peças mais vibrantes, conferindo brilho aos produtos. Ao mesmo tempo, ele garante a proteção dos materiais, principalmente em relação a danos rotineiros, como manchas e arranhões. Por isso, aumenta também a durabilidade do produto. 

Powered by Rock Convert

É natural que as semijoiais escureçam com o tempo. Esse processo é conhecido como oxidação. Materiais como a prata, por exemplo, se oxidam rapidamente, mas o banho de ródio evita o processo e ajuda a preservar a peça.

Outro benefício do método é que ele ajuda a dar liga a metais mais moles, como a prata. Ele também deixa a peça mais branca e iluminada. Seu benefício é evidente na produção de materiais de ouro branco.

Vantagens para o ouro branco

As peças de ouro branco, com seu alto brilho prateado, podem apresentar essa característica por causa do uso do banho de ródio. O ouro por si só é um material muito maleável que precisa de outros componentes para garantir uma maior resistência ao produto confeccionado.

É justamente o banho de ródio que vai dar o acabamento a qualquer peça de ouro branco que é exposta com extremo brilho e cor prateada nas prateleiras, já que elas, naturalmente, têm coloração levemente amarelada. Assim, a técnica é essencial para garantir peças de ouro branco no tom que conhecemos.

Quanto tempo dura os efeitos do banho de ródio

O método ajuda a evitar a oxidação das peças, mas também tem prazo de validade. Os benefícios dele, quando aplicado em peças de uso diário, costumam durar 12 meses. Em objetos usados de maneira esporádica, o banho pode trazer vantagens por até 5 anos.

Além disso, é fundamental lembrar-se da importância de cuidar do material. Para preservar a beleza da semijoia banhada em ródio, é necessário perceber que o material não protege contra produtos abrasivos e oxidantes, nem contra demais desgastes do dia a dia. Por isso, recomenda-se guardar as joias antes de fazer as tarefas domésticas de limpeza, evitando o contato delas com materiais químicos e com a água.

Outra dica fundamental para garantir que os efeitos do banho de ródio durem por mais tempo é buscar empresas especializadas que estejam de fato capacitadas para realizar esse tratamento químico. A boa realização dessa atividade é fundamental para garantir que as peças apresentem as qualidades desejadas pelo tempo correto.

Também é importante solicitar a retirada dos resquícios dos processos anteriores antes de aplicar um novo banho de ródio nos materiais.

Viu só como o banho de ródio pode trazer inúmeros benefícios para as semijoias? Ele confere brilho e vivacidade às peças, além de aumentar a durabilidade do material. Para isso, é importante se lembrar de solicitar a realização do processo a empresas capacitadas e de divulgar para os clientes a melhor maneira de cuidar das semijoias banhadas em ródio.

Além disso, vale a pena recomendar a repetição do processo de tempos em tempos, para garantir que as peças nunca percam as suas propriedades de proteção e sua beleza estética.

Gostou das nossas dicas para aproveitar melhor o banho de ródio? Então entre em contato com a gente e descubra de que maneira podemos ajudar você a prosperar em seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *