7 cuidados que você deve ter ao comprar semijoias no atacado

Atualmente, muitas pessoas compram joias como uma forma de investimento, visto que o seu valor é alto devido aos metais puros e pedras preciosas. No entanto, gastar tanto em uma peça única não é viável para a maioria das clientes, além de ser arriscado usá-las no dia a dia.

Como as bijuterias são itens muitas vezes descartáveis devido à baixa qualidade, as semijoias caíram no gosto feminino. Isso porque o seu valor é mais atrativo do que os das joias, mas, ainda assim, as peças têm qualidade e durabilidade, além de serem lindas.

No entanto, identificar cada um desses produtos é uma tarefa difícil, principalmente quando a peça ainda está nova. Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas para que você, revendedor, possa comprar semijoias no atacado de forma eficiente. Confira!

1. Conheça os processos de fabricação

Devido aos vários processos detalhados de criação das semijoias, a sua semelhança com as joias verdadeiras é incrível. Primeiramente, o metal derretido é colocado em um molde, que normalmente é desenhado virtualmente.

Após, dependendo do estado da peça, ela passa pelo esmerilhamento e polimento antes de ser rebarbada. O objetivo desses processos é deixar a peça sem pontos salientes ou arestas, o que entrega a semijoia um aspecto de luxuosa. Se for necessário, o fabricante também usa lixas e equipamentos delicados para dar o acabamento. A cravação é a etapa seguinte, em que se prende as delicadas pedras na estrutura.

Por fim, há a etapa do banho, que é feito pela eletrodeposição, um processo químico em que uma camada de metal é depositada na superfície da peça. As bijuterias recebem o chamado “banho flash”, ou seja, uma fina faixa de metal é depositada.

Já as semijoias recebem os chamados “banhos de folheação”, em que a camada de metal é mais grossa. Nesse caso, há cerca de três a quinze microns (um milésimo de centímetro de ouro), enquanto nas bijuterias há cerca de somente 1. Em algumas peças são feitos vários banhos para chegar ao resultado final. Sendo assim, esses modelos são mais brilhosos e têm uma superfície lisa.

2. Aprenda a diferenciar as pedras de uma semijoia

As pedras de uma peça semijoia de qualidade são bastante parecidas com as de uma joia verdadeira. Dessa forma, elas têm brilho, diferentemente das pedras de bijuterias, que ficam mais opacas ou com sua superfície irregular.

Normalmente as pedras usadas nas semijoias são os cristais, feitos de um material de alta qualidade e que entrega às peças uma transparência semelhante às de joias verdadeiras.

A zircônia é outra peça muito usada nas semijoias, visto que imitam os diamantes. Quando esse material é bem fabricado pode ser até difícil notar a diferença entre eles. A zircônia não tem a mesma durabilidade, mas, ainda assim, é muito resistente. 

O brilho também é muito semelhante e deve ser observado. A diferença é que o preço do quilate é bastante inferior, oferecendo um ótimo custo-benefício.

3. Faça uma pesquisa de fornecedores

Como falado, entender sobre o banho é importante para verificar a qualidade das peças. No entanto, avaliar os itens somente pela visão pode ser uma tarefa difícil, principalmente se essa compra for feita online e por meio de fotos.

Powered by Rock Convert

É por esse motivo que deve-se fazer uma pesquisa para constatar quais fornecedores são confiáveis e entregam peças de qualidade. Afinal, inicialmente uma bijuteria pode se passar por uma semijoia, mas a sua durabilidade será inferior, o que será questionado pelo cliente.

Sendo assim, a dica é perguntar para pessoas do ramo quais são as empresas mais conhecidas e influentes do mercado.

4. Opte por fornecedores que oferecem garantia

A garantia é uma excelente forma de atestar a qualidade de um fornecedor. Afinal, se a pessoa que vende confia em suas próprias peças, ele oferecerá uma garantia, o que afirma que os produtos podem ser trocados ou reformados caso haja algum problema.

Esse também é um ponto importante para o cliente. Isso porque antes de adquirir a primeira peça pode haver certa desconfiança, o que é natural. Sendo assim, a garantia é uma forma de atrair e conquistar os clientes.

5. Escolha peças atemporais

Peças da moda podem ser interessantes para algumas pessoas, mas é fundamental que a sua venda seja imediata. Afinal, se a revendedora optar por comprar esse tipo de peça em grande quantidade é possível que muitas semijoias não sejam vendidas e a moda passe. Sendo assim, é indicado comprar uma menor quantidade ou esperar para investir nesse tipo de item após já ter consolidado o nome como revendedora.

As peças atemporais são uma ótima opção, visto que elas podem ser vendidas ao longo de todo o ano. Além disso, quando uma cliente resolve investir, é provável que ela opte por uma peça que não seja “enjoativa” ou “marque” ao longo do tempo.

6. Mantenha-se informado sobre cores e tendências

Até mesmo as peças atemporais estão sujeitas às tendências e cores do momento. Sendo assim, é fundamental que antes de comprar as peças no atacado a revendedora se informe sobre esses fatores.

A cor do ano de 2019, por exemplo, é um coral cheio de vida, chamado living coral. Essa pode ser uma aposta nas cores das pedras de semijoias, visto que é natural que as pessoas queiram investir em detalhes para usar uma cor tão vibrante. Portanto, ousar nas cores dos acessórios é uma ótima forma de ficar atualizada na moda.

7. Invista em um mix de acessórios

É natural que, ao comprar no atacado, a revendedora opte por peças de seu gosto pessoal. No entanto, é preciso ter em mente que o público tem estilos diferentes. A dica é apostar em um mix de semijoias de vários estilos nas primeiras compras. Afinal, assim é possível ver qual é a preferência das clientes e o que sai com mais facilidade ou rende um lucro maior.

E então, entendeu como é possível comprar semijoias no atacado? Uma dica de ouro para quem deseja ter uma margem de lucro maior é comprar as peças em estado bruto e, após, entregá-las para uma empresa especializada em realizar o banho. Outra vantagem nessa opção é garantir a qualidade dos produtos.

Ficou interessado? A Franco Galvânica é uma empresa que realiza o banho de semijoias e está a 18 anos no mercado. Entre em contato e saiba como é possível aumentar o seu lucro com semijoias!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *